Como já foi dito pelo Fórum Econômico Mundial as Soft Skills assumiram um grande papel na performance corporativa, ou seja, se você quer atuar em alta performance será necessário dominar as principais habilidades humanas – Autoconhecimento, Inteligência Emocional e Comunicação Interpessoal.
Com a mudança de cultura das empresas nos dias atuais, os recrutadores estão buscando nas pessoas habilidades humanas, não apenas profissionais que dominam as habilidades técnicas. Dentro das habilidades humanas intrínsecas vou destacar hoje o Autoconhecimento, pois além de te trazer benefícios na vida pessoal, essa habilidade é fundamental para você trilhar uma carreira com propósito.
Lembre-se “O autoconhecimento é resultado de um processo contínuo de reflexão, ação e reflexão”
Pergunta 1 – O que faz seus olhos brilharem?
Essa pergunta tem a intenção de te aproximar do que realmente te satisfaz, lembre-se que quanto estamos no trabalho a nossa inspiração depende da conexão entre o que estamos fazendo e o impacto disso nas outras pessoas, essa conexão precisa existir e fazer sentido para você.
Você deve se encantar com o que faz, para que os seus dias sejam realmente interessantes, ao invés de dias penosos e cansativos, aqueles que você não vê a hora de acabar.
Pense agora, você conhece alguém que apresenta esse “Brilho nos Olhos” durante a jornada de trabalho? Provavelmente essa pessoa se sente realizada com o que faz, pois está conectando o seu trabalho com os seus valores e princípios.
Consequentemente, para alcançar esse nível de realização se faz necessário se conhecer muito bem.
Pergunta 2 – O que é fácil para você?
Pare agora e faça uma lista de tarefas que você faz sem grande esforço, muitas vezes as outras pessoas já te disseram isso – “Como você é bom (a) nisso!” – Utilize isso como referência para elaborar a lista.
Ao finalizar a lista reflita sobre os itens que incluiu, pois eles são seus pontos fortes, são coisas que você provavelmente atingiu a maestria por estarem conectadas com o seu “eu interior”.
Muitas pessoas, filosofias e religiões acreditam que cada um de nós nasceu com uma semente interior, uma semente única, e essa semente nos guia para o caminho da felicidade através das nossas preferências e tendências.
Quem consegue entender qual é a essência dessa semente consegue cultivá-la e colher os frutos, porém, quem não consegue acessá-la vive uma vida sem sentido, amargurada e com a sensação de estar desperdiçando o próprio tempo, consequentemente a própria vida.
Conheça-te, e trace uma trilha unindo as suas habilidades com a sua profissão, assim conseguirá ter uma carreira de alta performance e satisfação pessoal.
Pergunta 3 – O dia da sua aposentadoria chegou, você está sendo premiado (a), o que você fez para receber esta premiação?
Sem dúvida uma pergunta filosófica que lhe fará refletir, aposto que não encontrará uma resposta simples em 2 minutos.
Essa pergunta lhe forçará a fazer um exercício de “futurologia”, você deve pensar qual é o prêmio, o por que está recebendo-o e o que fez de hoje até o dia da aposentadoria que te garante essa homenagem única.
Sim, eu sei que parece um pouco confuso, mas não é!
Essa questão é elementar para que você ajuste a sua rota, para que ao mesmo tempo atinja os objetivos pessoais e profissionais, que você não deixe escapar o que te faz realmente sentir prazer. Pois a nossa vida passa tão rápido e muitas vezes deixamos coisas importantes para traz e ao perdê-las nunca mais conseguimos recuperá-las.
Exercite o seu cérebro e pense quais são os feitos que quer realizar na sua carreira que lhe proporcionará essa grande premiação. Depois trace o plano de ação e siga o seu propósito.
Pergunta 4 – Para o que, e para quem você precisa dizer não?
O que e quem precisa receber um não?
Muitas pessoas acabam se iludindo por desvios disfarçados de oportunidade. Eu mesmo já passei por isso umas três vezes na carreira, fui induzido a mudar o rumo para ganhar mais, mudei porque a maioria das pessoas estavam tomando um caminho que era diferente do que eu tinha traçado e eu como “gado” me desviei da minha essência e propósito.
Não cometa esse erro, confie em você e diga não a essas falsas oportunidades.
Consequentemente, se você já se desviou alguma vez lembre-se: A culpa é sua! Ninguém te obrigou, você poderia estar mais suscetível a influência de terceiro no momento, agora, levante e siga na trilha do que faz os seus olhos brilharem, fazendo o que é fácil para você, para que seja recompensado pelos seus feitos.
Aprender a dizer não é difícil, mas não impossível. Saber dizer não é sinal de foco, pois quem está focado no que quer não tem tempo para desvios.
Pergunta 5 – Quais são os seus limites?
Entender seus pontos fortes é elementar, agora você também precisa saber quais são os seus limites, pois ficar a todo momento trabalhando no limite pode te levar a falência geral.
Descubra os seus limites, aquilo que te incomoda, aquilo que não lhe faz bem ou até mesmo quem não te agrega, sim precisamos nos desviar de pessoas tóxicas que influenciam nossos dias negativamente. Fuja dessas pessoas agora!
Faça uma lista desses limites e tenha-os na ponta da língua para não sofrer, quando o seu limite for atingido, diga não! Faça uma pausa e volte depois mais forte do que nunca.
Aprenda o poder que as pausas têm.
Logicamente, podemos superar os limites atuais para que haja uma evolução positiva como muitos falam por aí: “Você deve sair da zona de conforto e se desafiar”. Para atingir a alta performance é claro que devemos empurrar os limites cada vez mais a frente, assim ganhamos mais terreno, domínio e experiência.
Agora, é desumano atuar 365 dias por ano nessa frequência. Você deve evoluir de acordo com os seus parâmetros que são definidos por você mesmo.
Lembre-se da semente que está aí dentro de você, ela deve ser acessada e entendida para que você respeite os seus limites desfrutando da sua essência, atingindo assim a satisfação dentro do que chamamos de vida.
Comments