Nos últimos 15 dias, tivemos a oportunidade de atender quatro turmas de líderes da Coopercica, totalizando mais de 80 pessoas. Iniciando uma trilha de liderança focada nas competências essenciais para os líderes do futuro, gestão da mudança, inteligência emocional e trabalho em equipe.
O primeiro encontro foi voltado para o tema de como lidar com crises e mudanças – algo fundamental para qualquer líder que busca conduzir sua equipe com eficiência em tempos desafiadores.
Lição 1 da palestra:
“Não tem como evitar mudança, o mundo é feito de mudanças e precisamos aprender a crescer com elas e purificar o que não serve mais.”
Durante o treinamento, abordamos as fases da mudança, uma visão comportamental voltada para o resultado é crucial para que os líderes possam identificar em qual estágio a equipe está e como conduzi-la sem perder a motivação.
Lição 2 da palestra:
“Profissionais de alta performance passam mais rápido pela curva a mudança, já os profissionais medíocres são resistentes, tendem a se vitimizar e terceirizar responsabilidade.”
Sabemos que a resistência à mudança faz parte da natureza humana, e é papel do líder estar preparado para lidar com isso. Destacamos a importância da proximidade e acompanhamento constante, a famosa "marcação homem a homem" com os liderados que não estão abertos as mudança e melhorias e para isso o líder deve oferecer feedbacks regulares, delegar ações de curto prazo para aumentar a interação e acompanhar de perto o desempenho por meio de indicadores predefinidos. Afinal, quem não gerencia, não conduz.
Lição 3 da palestra:
“Ninguém muda ninguém, nós lideres não temos o poder de mudar os liderados, o que cabe a nós é influenciar, impactar e estimular o melhor que eles podem oferecer ao mundo.”
Com essa mentalidade líderes, você tira das suas costas a responsabilidade que é individual e assume a responsabilidade de fazer o seu melhor, podendo deitar a cabeça no travesseiro com a garantia que fez o que tinha que ser feita, falou o que tinha que ser falado e entregou o seu melhor.
A prática mostrou que esses pequenos ajustes na forma de liderar podem fazer uma grande diferença na motivação e na resiliência da equipe durante períodos de transformação.
Se você também acredita na importância de desenvolver líderes preparados para o futuro, curta e compartilhe esta publicação para levar esse conhecimento a mais profissionais!
Comments