Como você reage a uma situação de pressão? Você já analisou o seu comportamento nessa situação?
Os momentos de pressão acontecem sempre que não dominamos totalmente a situação ou quando não temos dominância do nosso estado emocional. Quantas vezes você já “estourou” com alguém que não merecia? Seja seu filho, marido ou esposa, esse é um exemplo muito comum nos dias atuais. A pessoa é pressionada no trabalho e ao voltar para casa acaba sendo estupido com algum familiar, você já viu ou vivenciou essa cena?
Essa pressão pode ser traduzida como um momento de estresse causado por terceiros ou por você mesmo.
Existem muitas causas, essas situações podem aflorar por um negócio mau feito, uma cobrança dos superiores, a falta de um trabalho, um relacionamento desgastado, falta de capacidade para uma determinada função, e etc.
Vou utilizar um exemplo profissional aqui. Quando alguém é exposto há uma situação nova, como por exemplo receber uma promoção. Logicamente essa pessoa é empurrada para fora da sua zona de conforto, tendo que desenvolver novas competências que provavelmente não faça parte do seu repertório, nesse caso essa pessoa pode ser pressionado pelos superiores que buscam resultados, e/ou por si mesmo, pois sabemos que nos dias atuais as pessoas acabam assumindo responsabilidade maiores que as suas competências apenas para elevar o status dentro da empresa, e a cultura da alta performance sempre acaba contaminando pessoas que têm baixos níveis de autoconhecimento.
Lembre-se que a aprendizagem e desenvolvimento de competências é um processo contínuo e que requer disciplina.
O que fazer em momentos de pressão como este?
Uma das opções é a paciência, que tem em sua essência o autocontrole emocional. Ter paciência nesses momentos é de extrema importância, o tempo e a calma fará com que as ideias se somem, as opções apareçam e uma proposta de solução aflore.
Invista em você, nunca se esqueça disso!
A importância de manter a paciência em momentos de pressão é confirmada por várias pesquisas. Segundo um estudo da American Psychological Association, cerca de 75% das pessoas relatam sintomas de estresse, incluindo irritabilidade e raiva, muitas vezes desencadeados por situações de pressão. Além disso, dados do Instituto de Pesquisa de Relações Humanas mostram que 60% dos conflitos no trabalho têm origem na falta de controle emocional. Esses números deixam claro que desenvolver habilidades de autocontrole e paciência é essencial para enfrentar os desafios diários.
Outro estudo da Harvard Business Review revela que líderes que mostram paciência e habilidade para resolver problemas são mais eficazes na gestão de suas equipes, resultando em um aumento de 20% na produtividade e satisfação dos colaboradores.
Portanto, investir no desenvolvimento da paciência não só melhora a saúde mental e emocional dos indivíduos, mas também contribui significativamente para o sucesso profissional e organizacional.
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